O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a próxima edição do The Earthshot Prize, premiação global idealizada pelo Príncipe William, herdeiro da coroa britânica. O prêmio é concedido a pessoas ou organizações por iniciativas ambientais. O evento vai ser realizado em novembro deste ano. A informação foi confirmada através das redes sociais pelo próprio príncipe, que elogiou o Brasil e a cultura do país.
Seis pontos do município vão ser iluminados de verde a partir das 19h desta sexta-feira (4) para celebrar a decisão. São eles: Museu do Amanhã, Arcos da Lapa, Cidade das Artes, Terminal Gentileza, Igreja da Penha e Museu de Arte Moderna.
Personalidades e artistas brasileiros e estrangeiros também participaram do anúncio, como o empresário e ex-jogador David Beckham, o ex-jogador Cafu e a jornalista Maju Coutinho.
O Prêmio deste ano vai destacar mais uma vez 15 soluções ambientais inovadoras, com cinco vencedores recebendo £ 1 milhão cada para ajudar a aumentar seu impacto.
O evento foi criado em 2020. Essa vai ser a primeira vez que a premiação vai ser sediada em uma cidade da América do Sul, após passar por Londres, na Inglaterra, Boston, nos Estados Unido, Singapura, na Ásia, e na Cidade do Cabo, na África do Sul.
O Earthshot já identificou mais de 5.300 inovações ambientais emergentes em 141 países.