Rio decreta emergência por gripe aviária

A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro no Diário Oficial, desta sexta-feira (18), e é uma orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária

Por Bruna Bittar (sob supervisão)

A doença é proveniente de aves silvestres migratórias
Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro decreta emergência zoossanitária por infecção pelo vírus da influenza aviária. A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro no Diário Oficial, desta sexta-feira (18), e é uma orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária.

A doença, proveniente de aves silvestres migratórias, já teve 16 focos detectados em nove municípios do Rio. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura,  Pecuária, Pesca  e Abastecimento, a decisão deve permitir uma resposta mais rápida em casos de novos caos concentrados do vírus, além de resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense.

Para os humanos a Influenza Aviária pode ser transmita através do contato direto com aves infectadas. Apesar disso, o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes tranquiliza a população.

"Não há qualquer restrição nesse momento ao consumo de carne, de aves e ovos, a doença não é transmitida dessa forma, né? Todos os produtos de aves eles podem ser consumidos sem qualquer preocupação."

O Rio de Janeiro é o 13º estado a aderir o estado de emergência zoossanitária. A medida vale por 180 dias.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.