Rio de Janeiro tem 2ª maior taxa de abstenção entre as capitais no 1º turno das eleições

Apenas Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, teve uma taxa de abstenção superior, com a ausência de 31,51% dos eleitores

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Eduardo Paes (PSD) foi reeleito com 60% dos votos
Rovena Rosa/Agência Brasil

Com mais de um milhão e meio de eleitores faltantes, a cidade do Rio de Janeiro teve a segunda maior taxa de abstenção entre as capitais brasileiras no primeiro turno das eleições municipais deste ano: 30,58%. Apenas Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, teve uma taxa de abstenção superior, com a ausência de 31,51% dos eleitores.

O índice ficou abaixo do registrado nas eleições de 2020 no Rio, quando faltaram 32,79% dos eleitores. Apesar disso, o porcentual de faltantes na capital fluminense foi superior à média nacional de abstenções neste ano, que ficou em 21,71%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

O Rio de Janeiro não vai ter segundo turno nas eleições deste ano. Eduardo Paes (PSD) foi reeleito com 60% dos votos, o equivalente a mais de 1,8 milhão de eleitores. Em segundo lugar, ficou o candidato Alexandre Ramagem (PL), com pouco menos de 950 mil votos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.