Cidade do Rio registra aumento nos roubo de carga, de veículos e de rua

Os dados do Instituto de Segurança Pública são da capital fluminense em outubro de 2024

Por Guilherme Faria

O indicador de roubo a transeunte apresentou alta de 12%, com 1.609 registros em outubro deste ano
Tânia Rego/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro registra aumento nos indicadores de roubo de carga, de veículos e de rua no mês de outubro de 2024. Dados do Instituto de Segurança Pública indicam que os índices de roubo a transeunte e roubo em coletivo também apresentaram alta na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os registros de roubo de cargas cresceram 122% na capital fluminense. Em outubro deste ano, foram 173 ocorrências, frente a 78 em 2023. Os casos de roubo de veículo subiram 77%, com 761 ocorrências a mais na comparação com outubro do ano passado.

Para o antropólogo e capitão veterano do Bope, Paulo Storani, os dados indicam o aumento de criminosos nas ruas.

Esses indicadores que foram apresentados tratam-se de crimes de rua. Significa que tem muito mais bandido na rua, que está indo além da capacidade do efetivo pronto da polícia em atender. Não tem mais como você diminuir a oportunidade de cometimento do delito, porque o emprego do efetivo da Polícia Militar chegou já há bastante tempo ao seu alcance máximo.

Ainda de acordo com o ISP, o roubo de rua registrou alta de 29%, com mais de 3.300 registros no último mês. Alvo de denúncias frequentes dos cariocas, os casos de roubo em coletivo mais do que dobraram na cidade em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2024, foram 505 registros, frente a 242 em 2023.

O indicador de roubo a transeunte apresentou alta de 12%, com 1.609 registros em outubro deste ano.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.