Rio de Janeiro está entre os piores estados no ranking da vacinação infantil

Em 2022, o Rio de Janeiro não alcançou a meta de nenhuma das vacinas do calendário básico infantil e ficou abaixo da média nacional em todos os imunizantes

Por Nicolle Timm

Rio de Janeiro está entre os piores estados no ranking da vacinação infantil
Tânia Rego/Agência Brasil

A baixa cobertura vacinal infantil no estado do Rio de Janeiro traz um alerta. Crianças menores de 5 anos estão mais vulneráveis a contrair doenças que seriam evitáveis, como sarampo, caxumba, rubéola, tétano, meningite C e hepatites A e B. A conclusão é do Observatório de Saúde na Infância, da Fiocruz.

O estado está entre os piores do país no ranking da vacinação de crianças. Em 2022, o Rio de Janeiro não alcançou a meta de nenhuma das vacinas do calendário básico infantil e ficou abaixo da média nacional em todos os imunizantes.

De acordo com a coordenadora do Observa Infância, da Fiocruz, Patrícia Boccolini, a situação mais preocupante é a da baixa imunização contra o sarampo, já que apenas 28% dos bebês que deveriam ser vacinados receberam a segunda dose do imunizante.

Ainda segundo Patrícia, a baixa adesão à vacinação infantil traz o risco de possíveis surtos de doenças que já foram erradicadas.

A imunização contra outras doenças no estado do Rio também preocupa. A vacinação sequer chega a 50% do público-alvo estabelecido pelo Governo Federal. A imunização contra a hepatite A, por exemplo, alcançou apenas 31%, enquanto a da Febre Amarela, 41% da população. A imunização contra a poliomielite chegou a registrar 54%, mas ainda está longe da meta, que é de 95%.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.