As prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, na Região Metropolitana, apresentam candidatura conjunta para sediarem os Jogos Pan-Americanos de 2031.
A postulação foi feita na manhã desta quarta-feira (27) através de uma videoconferência entre o atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, e o chileno Neven Ilic, presidente da Panam Sports, organização responsável pelo evento.
Também participaram do evento os vice-prefeitos eleitos do Rio e Niterói, Eduardo Cavaliere e Isabel Swan, respectivamente, além do Secretário de Esportes carioca Guilherme Schleder e da secretária geral da Panam Sports, Jimena Saldaña.
Durante a reunião, Paes e Neves informaram que, na próxima semana, vão apresentar uma carta de candidatura para o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Após a entrega da carta, caberá ao COB escolher o representante brasileiro na disputa para sediar o evento. Cada país pode apresentar somente uma candidatura e, além do Rio/Niterói, São Paulo já oficializou postulação para organizar o torneio.
O comitê tem até o dia 31 de janeiro do ano que vem para apresentar a candidatura brasileira à entidade continental. E a escolha da sede ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai.
Caso a candidatura seja a vencedora, será a segunda vez que os jogos Pan-Americanos serão realizados em solo carioca, já que o Rio foi casa do evento na edição de 2007.
lém do Rio/Niterói, São Paulo já oficializou postulação para organizar o torneio
Reprodução