Governo Federal detalha projetos contemplados pelo Novo PAC no Rio de Janeiro

O novo Programa de Aceleração do Crescimento terá investimentos de 1 trilhão e 700 bilhões de reais em todos os estados do país

Por Pedro Dobal

Governo Federal detalha projetos contemplados pelo Novo PAC no Rio de Janeiro
Lula durante discurso no lançamento do Novo PAC
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Rio de Janeiro deve receber quase R$ 343 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento, lançado nesta sexta-feira (11), pelo Governo Federal. Além do presidente Lula, participaram do evento 35 ministros e 19 governadores.

Entre os projetos contemplados no estado, estão moradias do Minha Casa Minha Vida, o BRT Transbrasil, o estudo da linha 3 do metrô e o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Também estão inclusos a construção de 16 novas plataformas de petróleo e 12 gasodutos, a modernização da usina nuclear Angra 1 e obras na Refinaria de Duque de Caxias.  

A conclusão da usina Angra 3 não foi incluída na primeira fase do programa, mas o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que o projeto ainda vai passar por uma análise de viabilidade.

Os projetos da primeira etapa do programa foram escolhidos a partir de indicações dos governos estaduais. A partir de setembro, serão lançados editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outras ações prioritárias.

Durante a cerimônia de lançamento, Lula disse que a construção do novo PAC aconteceu a partir de muito diálogo com os estados.

O novo PAC terá investimentos de 1 trilhão e 700 bilhões de reais em todos os estados do país. Segundo o Governo Federal, o foco do programa é a geração de emprego e renda e a redução de desigualdades sociais e regionais.

Ao todo, são nove eixos de investimento. No Rio, o que vai receber mais recursos é o de transição e segurança energética, que inclui as obras voltadas à exploração de petróleo e ao transporte de gás natural.

Também devem ser retomadas obras em unidades básicas de saúde, escolas e Centros de Artes e Esportes Unificados, além de ações de contenção de encostas na capital e em Teresópolis, na Região Serrana. Além disso, estão previstas a restauração do Museu da República, a recuperação dos acervos da Biblioteca Nacional e a conclusão das obras do Palácio Capanema.

Mais notícias

Carregar mais