O Rio de Janeiro concentra mais de 10% do total das dívidas de inadimplentes no Brasil. Segundo o levantamento da Serasa Experian, o estado ocupa o segundo lugar no ranking com a população mais endividada do País, atrás apenas do Amazonas, na Região Norte.
Ao todo, são mais de um milhão e 800 mil fluminenses endividados que, juntos, somam mais de R$ 33 bilhões em débitos. No país, mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, número recorde, com uma dívida que ultrapassa R$ 300 bilhões. Segundo o levantamento, o endividamento atinge principalmente a população entre 26 e 40 anos.
Segundo o gerente da Serasa Experian, Matheus Losi, o recorde de inadimplência é alarmante, não somente pelo crescimento dos endividados, mas também pelo aumento do valor da dívida.
A pesquisa também apontou que o cartão de crédito ainda é o principal vilão do endividamento. Os endividados confirmam.
De acordo com dados do Banco Central, somente em janeiro deste ano, houve um crescimento de mais de 400% no rotativo, que é o crédito oferecido pelos bancos ao cliente quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento.
Para tentar conter a inadimplência, a Serasa Experian realiza, até o dia 31 de março, o Feirão Limpa Nome. Mais de 400 empresas estão cadastradas e podem oferecer descontos de até 99%, algumas com parcelamento em até 72 vezes. As renegociações podem ser feitas através dos canais oficiais de atendimento da Serasa, como o site, aplicativo e WhatsApp. O atendimento é feito pelos mesmos canais ao longo do ano, também através das parcerias do órgão com as agências dos Correios.