Rio apresenta aumento de 18,3% no número de acidentes de trabalho

Apenas no ano passado foram 38.363 casos

Por Mariana Albuquerque

No ranking de estados do Brasil, o Rio ocupa a 6ª posição
Arquivo/Agência Brasil

O Estado do Rio de Janeiro apresentou um aumento de 18,3% no número de acidentes de trabalho, de 2021 para 2022. Apenas no ano passado foram 38.363 casos.

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, uma ferramenta do Ministério Público do Trabalho em conjunto com o Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil.

Os casos incluem doenças ou acidentes relacionados com a atividade de trabalho que possam provocar alguma lesão corporal ou perturbação da capacidade para a atividade laboral.

Do total dos acidentes registrados no estado, 49% ocorreram na capital, o que corresponde a 18.700 casos. Ainda há a estimativa de que, somente em 2022, cerca de 7.800 não foram notificados.

No ranking de estados do Brasil, o Rio ocupa a 6ª posição, sendo responsável por 7% dos casos de acidente de trabalho em todo o país. Em primeiro lugar está São Paulo, responsável por 35% dos casos, seguido de Minas Gerais, ambos no Sudeste, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no Sul.  

 De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho Juliane Mombelli o aumento nos acidentes pode ser explicado por uma série de fatores, entre eles, a precarização das relações de trabalho.

Entre as profissões com mais notificações de acidente estão técnicos de enfermagem, seguida de faxineiros, alimentadores de linha de produção e enfermeiros.  

Para a procuradora Juliane Mombell, a prevenção desses acidentes tem como ser feita através de um esforço por parte do governo de intensificar as políticas públicas e da conscientização de ambos trabalhador e contratante. 

No país, ano passado, 148 mil benefícios previdenciários foram concedidos em decorrência de doenças ou acidentes de trabalho no emprego formal. Apenas no estado do Rio, foram 9 mil e 500 concedidos.

Dos municípios do Rio com maior número de notificações em 2022, depois da capital, foram: Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo e Macaé.

Este mês celebra o Abril Verde, que, através de campanhas de conscientização, alerta para a Segurança e Saúde no Trabalho e relembra as vítimas de acidentes e doenças de trabalho. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.