BandNews FM Rio de Janeiro

Reitoria da Uerj deve se reunir nesta quarta para discutir ajuste do calendário acadêmico

As atividades estavam suspensas há cerca de um mês, desde que estudantes ocuparam o principal pavilhão da instituição

Por Pedro Dobal

  • facebook
  • whatsapp
  • twitter
foto/vídeo

Após a retomada das aulas no Campus Maracanã, na Zona Norte do Rio, a Reitoria da Uerj deve se reunir nesta quarta-feira (25) para discutir propostas de ajuste do calendário acadêmico.  

As atividades estavam suspensas há cerca de um mês, desde que estudantes ocuparam o principal pavilhão da instituição em protesto contra cortes de bolsas de assistência.

Nesta terça (24), funcionários ainda faziam reparos no prédio, como a recolocação de um portão que tinha sido danificado e a limpeza de paredes pichadas.  

A Reitoria abriu uma sindicância para tentar identificar e punir os responsáveis pelas depredações. O caso também é investigado pela Polícia Civil.

No primeiro dia da retomada das aulas, alguns estudantes ainda tiveram aulas canceladas pelos professores.

O pró-reitor de Graduação Antônio Soares afirma que se sente aliviado ao ver a universidade funcionando normalmente. Ele também explica que os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Ao todo, 26 mil alunos ficaram cerca de um mês sem aulas.

A desocupação ocorreu na última sexta-feira (20), depois da entrada do Batalhão de Choque da Polícia Militar no campus. Os agentes chegaram a usar bombas de efeito moral e spray de pimenta.  

Um policial se feriu com um artefato explosivo da própria corporação, passou por cirurgia no Hospital Central da PM e segue se recuperando com quadro de saúde estável.  

Quatro pessoas chegaram a ser detidas, entre elas o deputado federal Glauber Braga, mas todos foram liberados horas depois.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.