Salgada, doce, saindo do forno ou até mesma fria. Existe pizza para todos os gostos, principalmente no Rio de Janeiro, onde o mercado de pizzarias já registra um crescimento acumulado de 718% em um período de 10 anos. A informação é da Associação Pizzarias Unidas do Brasil.
Segundo o levantamento, em 2012, o estado contava com 905 estabelecimentos ativos, número que saltou para 7.407 em 2022. O índice, de acordo acordo com a pesquisa, posiciona o Rio em segundo lugar na lista de estados com o maior número de restaurantes. Dez porcento das pizzarias ficam no Rio, atrás apenas de São Paulo, que tem 28%. Minas Gerais, com 9%, completa o top 3.
Inaugurada em 2013, em Niterói, na Região Metropolitana, a Donna Toscana é exemplo de uma das pizzarias que abriram durante o período analisado pela Associação. Dez anos depois, o restaurante hoje é premiado pela crítica especializada.
A pizzaria já abriu unidades nos bairros de Icarai, São Francisco, Piratininga e Pendotiba, enquanto a mais recente foi inaugurada nos últimos dias na cidade vizinha, São Gonçalo.
Segundo o chef Léo Moreira, a ideia para a criação da Donna Toscana surgiu como forma de se reinventar no mercado.
A pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil conta com informações extraídas de fontes oficiais do Governo Federal e engloba empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro do ano passado.
De acordo com o levantamento, no âmbito regional, o Sudeste se destaca como o maior representante do segmento, concentrando 50% dos empreendimentos em funcionamento.