A movimentação financeira na Região Metropolitana do Rio deve ser de mais R$ 675 milhões no Natal, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Fecomércio-RJ. O gasto médio de cada consumidor deve ficar em R$ 300,29.
A análise aponta que 61% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Natal, enquanto 31,2% disseram que não e 7,9% ainda não sabem.
O diretor-executivo do Fecomércio, João Gomes, fala sobre como a evolução do emprego formal contribui para a movimentação financeira na data comemorativa.
A perspectiva é favorável para o final do ano, embasado pela evolução do emprego formal, que dá a segurança para o consumidor na hora de dar tomada decisão para a realização de uma compra para as festas de fim de ano.
O Ifec também realizou uma pesquisa que aponta que, entre os dias 25 e 28 de novembro, 50,6% dos entrevistados já receberam ou ainda vão receber o 13º salário. Dos que já receberam ou vão receber, 46,2% pretendem quitar ou abater dívidas contraídas durante o ano, podendo dar um estímulo ainda maior para as compras de Natal.
A jornalista, Giovanna Amato, usou o valor para quitar dívidas. A partir disso, ela relata estar mais confortável para fazer as compras de Natal.
Nossa, o décimo terceiro não poderia ter chegado em melhor hora, porque eu consegui zerar todas as minhas dívidas, desquitar todas as minhas pendências, e agora eu me sinto bem mais confortável, né, para fazer minhas compras de Natal com tranquilidade, sem me preocupar em como é que eu vou pagar isso.
As pesquisas foram realizadas entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro.