Refinarias da Petrobras atingem 97% de utilização nos últimos dois meses

Com isso, o chamado Fator de Utilização Total (FUT) no acumulado do terceiro trimestre de 2023 alcançou o melhor resultado desde 2014

Por João Videira (sob supervisão)

Refinaria de Paulínia (replan), em São Paulo, maior do país, atingiu recorde de utilização
Divulgação

A Petrobras anuncia que as refinarias da estatal atingiram em setembro o patamar de 97% de utilização pelo segundo mês consecutivo. Com isso, o chamado Fator de Utilização Total (FUT) no acumulado do terceiro trimestre de 2023 alcançou (95,8%), o melhor resultado desde 2014.

Em comunicado ao mercado, a companhia destacou que a produção de diesel S10 atingiu 464 mil barris por dia (mbpd), ante 419 no segundo trimestre. Por sua vez, a gasolina alcançou 423 mil barris, melhor resultado desde o último trimestre de 2013.

A Refinaria de Paulínia (replan), em São Paulo, maior do país, atingiu recorde de utilização,processando, em setembro, a média de 427 mil barris por dia, totalizando 12,8 milhões de barris de petróleo refinados nesse mês, maior marca desde fevereiro de 2015.

Segundo a estatal, as marcas foram obtidas levando em conta a confiabilidade e a disponibilidade operacional das unidades de refino. O Plano Estratégico da nova gestão da Petrobras deve incluir a ampliação da produção de combustiveis no país, considerada por analistas uma pauta necessária, mas que impõe desafios significativos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.