A redução no preço de veículos populares, proposta pelo Governo Federal, pode impactar diretamente nos valores de carros seminovos. A avaliação é de especialistas ouvidos pela BandNews FM.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende diminuir, sem quase 11%, os impostos federais de carros que custam até R$ 120 mil. A expectativa do governo é estimular o setor.
De acordo com o economista Romilson Santos, o setor de seminovos pode ser impactado, já que, se não houver uma redução dos preços desses veículos, eles não conseguirão competir com carros novos a preços reduzidos.
De acordo com o Governo Federal, o setor automotivo tem, atualmente, 50% de ociosidade. Para o especialista Romilson Santos a crise acentuada no setor pode ser explicada pela falta de insumos no mercado, como chips e chicotes elétricos, que forçaram as montadoras a reduzir ou, até mesmo, interromperem a produção.
Segundo o educador financeiro Alexandre Prado, para driblar a crise no setor automotivo é preciso, além dos incentivos do governo, gerar novos empregos e aumentar a renda média dos trabalhadores.
Em abril, pelo menos nove fábricas tiveram as atividades paralisadas. Com isso, a produção foi quase 20% menor do que a registrada em março, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Além disso, na comparação com abril do ano passado, o setor registrou queda de quase 4%.