Um dos maiores parques urbanos do Rio, marcado pela história, a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, começou a receber uma revitalização da prefeitura. A falta da manutenção do local já foi motivo de reclamação de muitos frequentadores e registrada pela reportagem da BandNews FM.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, explica que a reforma, feita pela Secretaria Municipal de Conservação, faz parte do conjunto de ações do município para comemoração do Bicentenário da Independência.
A previsão é que obras sejam entregues até o dia 6 de setembro, mas a expectativa da prefeitura é terminar os trabalhos no final de agosto.
O projeto vai recuperar diversas estruturas do parque, como calçadas, quadras esportivas, banheiros e o gradil que cerca a Quinta da Boa Vista. O investimento é de R$ 14 milhões e 600 mil.
Quem visita o parque conhece os problemas que podem melhorar.
De acordo com a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco, uma das frentes das reformas vai ser voltada para toda a área do parque e outra dedicada exclusivamente aos monumentos.
O sistema de drenagem do parque também vai passar por melhorias, com a limpeza do canal, a implementação de 30 metros de galerias de águas pluviais, 12 caixas de ralo e três poços de visita.
Também estão previstos no plano de revitalização o tratamento paisagístico do local, a demarcação de pista de corrida, além da instalação de bancos e mesas de concreto. Será criado, ainda, um deck em madeira para pedalinhos, um bicicletário e equipamentos para Academia da Terceira Idade.
Ainda segundo a prefeitura, as principais vias de acesso à Quinta da Boa vista também serão recapeadas.