Duas questões de um concurso público para o cargo de professor aplicado pela Prefeitura de Macaé, na Região dos Lagos, serão anuladas após candidatos denunciarem os enunciados por conteúdo machista. A prova elaborada pela Fundação Getúlio Vargas foi realizada no último domingo (13).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que pelo menos cinco questões continham caráter sexista. Em um dos enunciados, é pedido para que o candidato identifique uma frase dentre cinco sobre "o fato das mulheres falarem demais".
O coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio, Diogo de Andrade, condenou o teor da prova e afirmou que a entidade vai tomar as providências necessárias.
Em nota, a FGV informou que duas das questões citadas nas denúncias foram anuladas por não estarem alinhadas aos princípios da instituição.
Questionada pela BandNews FM, a Prefeitura de Macaé afirmou que repudia qualquer conteúdo ofensivo nas provas e ressaltou que as questões não são aprovadas previamente pelo município, sendo restritas à banca examinadora contratada.