Quem são os candidatos que concorrem nas eleições municipais do Rio de Janeiro

Estão na disputa: Alexandre Ramagem (PL), Carol Sponza (NOVO), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Paes (PSD), Henrique Simonard (PCO), Juliete Pantoja (UP), Marcelo Queiroz (Progressistas), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSOL)

Redação

Quem são os candidatos que concorrem nas eleições municipais do Rio de Janeiro
Candidatos Rio
BandNews FM

Confira quem são os candidatos nas eleições municipais da cidade do Rio de Janeiro neste ano. Lembrando que a BandNews FM vai realizar sabatinas com todos eles a partir desta segunda-feira (19).

Alexandre Ramagem - PL

Alexandre Ramagem tem uma longa carreira na área de segurança pública, tendo atuado como diretor-geral da ABIN e coordenador de segurança de grandes eventos, incluindo a Copa do Mundo de 2014. Ele foi eleito deputado federal em 2022 pelo PL e é conhecido por sua atuação em comissões relacionadas à segurança pública e ao combate ao crime organizado. Como candidato à prefeitura, Ramagem propõe uma gestão focada na segurança e no combate à corrupção, alinhada aos princípios defendidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Confira a sabatina com o candidato

Carol Sponza - NOVO

Carol Sponza, nascida em 1979, é advogada e mestre em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance na Alemanha. Com uma carreira de 25 anos, atuou em grandes empresas brasileiras e internacionais, além de ter sido diretora jurídica do Partido Novo. Em 2018, foi suplente de deputada estadual, e em 2022, a candidata mais votada do partido para deputada federal. Como candidata à prefeitura do Rio, Carol defende a eficiência na gestão pública e o combate à corrupção.

Cyro Garcia - PSTU

Cyro Garcia, nascido em 1954, é historiador, professor e militante socialista. Com formação em Direito e História, Cyro foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio e deputado federal. Fundador do PSTU, ele defende o socialismo baseado nos princípios de Lênin e Trotsky. Sua candidatura é marcada pela luta contra o sistema capitalista e pela defesa de uma sociedade igualitária e democrática, com forte ênfase na mobilização popular e na organização dos trabalhadores.

Eduardo Paes - PSD

Eduardo Paes, nascido em 1969, é o atual prefeito do Rio de Janeiro e bacharel em Direito pela PUC-Rio. Sua carreira pública começou como subprefeito da Zona Oeste, e ele já exerceu cargos de vereador, deputado federal e secretário estadual. Durante suas gestões como prefeito, Paes foi responsável por grandes projetos de infraestrutura, incluindo a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. Agora, ele busca a reeleição, prometendo retomar e concluir projetos estratégicos, além de implementar novas medidas para aprimorar a qualidade de vida dos cariocas.

Henrique Simonard - PCO

Henrique Vital Brasil Simonard, tem 25 anos e é natural do Rio de Janeiro. É estudante de Geografia na UFRJ, membro da direção nacional da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e do Partido da Causa Operária. Trabalha como redator do Diário Causa Operária (DCO). Em 2020, também concorreu nas eleições municipais.

Juliete Pantoja - UP

Juliete Pantoja, de 34 anos, é educadora popular e líder do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Com uma trajetória de 14 anos na defesa do direito à moradia digna, Juliete foi a única mulher candidata ao governo do Rio de Janeiro em 2022. Como candidata à prefeitura, ela propõe uma gestão voltada para a inclusão social e a defesa dos direitos das comunidades mais marginalizadas, priorizando políticas habitacionais e de proteção social.

Marcelo Queiroz - Progressistas

Marcelo Queiroz, de 39 anos, é advogado e mestre em Economia. Atuou como vereador, deputado estadual, e foi Secretário de Administração e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio. Atualmente, é deputado federal e preside a Comissão de Cultura na Câmara. Marcelo destaca-se por suas iniciativas na área de proteção animal e por sua atuação em defesa do esporte e da doação de órgãos. Ele busca a prefeitura com uma plataforma que enfatiza a gestão eficiente e a sustentabilidade.

Rodrigo Amorim - União Brasil

Rodrigo Amorim, também nascido em 1979, é advogado e foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro em 2018. Filiado ao União Brasil desde 2024, Amorim tem um histórico de atuação no parlamento com mais de 150 leis sancionadas, incluindo iniciativas voltadas para a segurança pública e a organização urbana. Conhecido como “padrinho” dos concursos públicos, ele propõe uma gestão que priorize a ordem e o combate à violência na cidade.

Tarcísio Motta - PSOL

Tarcísio Motta é professor de História e deputado federal pelo PSOL-RJ. Com formação pela Universidade Federal Fluminense, Tarcísio tem uma longa carreira na educação pública e no sindicalismo. Foi vereador do Rio de Janeiro, sendo o mais votado em 2020, e agora busca a prefeitura com propostas focadas na educação, justiça social e fortalecimento dos serviços públicos. Ele defende um governo que atenda às necessidades das populações mais vulneráveis da cidade.

Mais notícias

Carregar mais