Queimadas em áreas de vegetação deixaram mais de 23 mil pessoas sem luz

É o que aponta um levantamento feito pela Light entre janeiro de 2022 e maio de 2023

Por Bruna Bittar (sob supervisão)

Queimadas deixam milhares de pessoas sem luz
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Queimadas em áreas de vegetação deixaram mais de 23 mil pessoas sem luz. É o que aponta um levantamento feito pela Light entre janeiro de 2022 e maio de 2023.

Ao todo, foram 35 ocorrências nesse período. A maioria foi registrada nos municípios de Três Rios, Barra Mansa, Volta Redonda, Mendes, Barra do Piraí, Rio Claro, Paraíba do Sul e Miguel Pereira, no interior do estado. 

As queimadas na vegetação causam danos ao meio ambiente e podem atingir as redes elétricas próximas. O calor e as chamas danificam as estruturas e equipamentos elétricos e forçam o desligamento de energia até que todo o material seja trocado. 

Segundo a concessionária, o problema se agrava no inverno, quando o clima fica mais seco e chove menos. 

A Light alerta que em casos de incêndio próximo à rede elétrica, a concessionária deve ser acionada. 

Para evitar esses acidentes, a companhia pede ainda que a população não lance pontas de cigarro próximo a vegetação, não solte balões, não jogue lixo na mata e, ao realizar acampamentos, acenda fogueiras somente após limpar o local.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.