Quatro homens foram detidos no bairro Vigário Geral, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com material para soltura de um balão de oito metros. A tentativa de soltura, que foi impedida pela Polícia Militar, através do Batalhão de Olaria, ocorreu próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, e ao espaço aéreo dele.
Uma foto divulgada pela PM mostra o tamanho do artefato, que ocupa toda a rua e parte da calçada. Ele chega a tocar na fiação elétrica da Rua Porto Rico. Além dele, fogos de artifício e adesivos de identificação do grupo de baloeiros foram apreendidos.
Apesar do perigo, ninguém ficou ferido e a queda não gerou danos aos moradores. O caso foi levado para a Delegacia de Brás de Pina, que agora investiga essas quatro pessoas e a ação delas.
Soltar, vender e transportar balão é crime. A pena é de detenção de um a três anos e multa. Polícia Civil e Corpo de Bombeiros realizam campanha em conjunto, com o objetivo de reduzir os casos de soltura de balão e prender os responsáveis pela ação.
Em outro ponto da Zona Norte, ouvintes da BandNews FM observaram a queda de um balão na Floresta da Tijuca. Na Zona Oeste, um morador da Taquara viu um balão sovrevoando o céu de Jacarepaguá.