Quatro ônibus são utilizados como barricadas nas vias de acesso ao morro do São João

A Avenida Marechal Rondon e a Rua Conselheiro Jobim chegaram a ser interditadas

Por Aline Pessanha

O policiamento no local segue reforçado
Reprodução

Moradores do bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, viveram momentos de tensão na manhã desta segunda-feira (13), depois que quatro ônibus foram utilizados como barricadas nas vias de acesso ao morro do São João, para impedir a atuação dos policiais. O policiamento no local segue reforçado. 

Segundo o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas da capita fluminense, os criminosos abordaram e utilizaram coletivos das linhas 239 (Água Santa x Castelo), 383 (Realengo x Praça da República), 623 (Penha x Saens Peña) e 636 (Merck x Saens Peña). 

A Avenida Marechal Rondon e a Rua Conselheiro Jobim chegaram a ser interditadas para a atuação dos policiais. 

Um motorista de aplicativo, que teve a identidade preservada, estava trabalhando no momento em que começaram as interdições. 

Além dos coletivos, os criminosos também usaram como barricadas uma retroescavadeira e um caminhão de lixo para atrapalhar o trabalho dos agentes. 

Um motorista que dirigia um dos ônibus sequestrados disse que foi obrigado a colocar o coletivo atravessado na pista. Ele precisou ser escoltado por policiais militares. 

Um ouvinte da Bandnews FM, que também teve a identidade preservada, presenciou o momento em que o ônibus ficou no meio da rua que dá acesso ao túnel Noel Rosa. Ele disse que quem passava pela via teve que se deitaram chão para se proteger. 

Há pelo menos um ano, moradores de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, convivem com a disputa entre facções criminosas no Morro do Macacos. 

Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, em 2024, foram registrados 80 tiroteios na região. Em 2023, foram 17 confrontos. 

Só em dezembro passado, foram 22 registros de troca de tiros. Esse é um número maior que todo o ano de 2023. No ano passado, os confrontos deixaram 12 mortos e 10 feridos.

Em nota, a concessionária Rio Ônibus enfatizou que em 2025, seis ônibus já foram sequestrados. De acordo com a PM ,um homem foi detido no momento em que ateava fogo em objetos na rua e conduzido à delegacia do Engenho Novo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.