A Polícia Militar e o Ministério Público do Rio realizam operação contra uma quadrilha que realizava o tráfico interestadual de drogas. O grupo movimentou mais de R$ 9 milhões ao longo dos últimos anos. Os mandados da operação Queda Livre foram cumpridos simultaneamente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Dez pessoas foram denunciadas pelo MPRJ por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As investigações começaram após a queda de um helicóptero que transportava 164kg de cocaína em Paraguaçu Paulista, em maio de 2021.
Na ocasião, foram presos em flagrante Fábio Rosa da Silva e Felipe Chadi Mendes. Em julho do mesmo ano, houve apreensão de 51kg de cocaína, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em um evento ligado ao mesmo grupo criminoso.
A pedido do MP, foi determinado o bloqueio de mais de R$ 7 milhões das contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso, assim como a suspensão da autorização de um dos denunciados para pilotar helicóptero.
De acordo com os promotores, o grupo era responsável por fornecer e abastecer com drogas a facção criminosa Terceiro Comando Puro, no Complexo da Maré, na comunidade Vila do Pinheiro. Os promotores também apontam a lavagem de dinheiro por meio da aquisição de uma fazenda localizada em Minas Gerais e de empresas de fachada.