Quadrilha de estelionatários é alvo de operação da Polícia Civil

O grupo causou um prejuízo estimado em pelo menos cinco milhões de reais segundo os investigadores

Por Nicolle Timm

Quadrilha de estelionatários é alvo de operação da Polícia Civil
Divulgação

Uma quadrilha de estelionatários alvo de uma operação da Polícia Civil nesta terça-feira (18) causou prejuízo estimado em pelo menos cinco milhões de reais. Segundo os investigadores, o valor pode ser ainda maior. O grupo criminoso foi alvo de uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Pernambuco e a do Rio de Janeiro. Três pessoas, apontadas como chefes do esquema, foram detidas, mas vão ficar em prisão domiciliar por determinação da Justiça.

A investigação começou em 2019, pela polícia de Pernambuco, depois de denúncias de vítimas dos golpes. Os agentes descobriram que os chefes da quadrilha estavam no Rio de Janeiro e passaram a monitorar o grupo.

Segundo o delegado Adriano França, titular da Delegacia de Roubos e Furtos fluminense, os bandidos usavam cartões clonados para fazer compras de altos valores nos Estados Unidos. Uma funcionária de um banco, que também fazia parte do esquema e é considerada foragida, era a responsável por fornecer os dados dos clientes aos comparsas. O delegado explica que os produtos adquiridos por eles eram então revendidos no Brasil.

A Polícia Civil de Pernambuco estima um prejuízo de cinco milhões de reais, mas agora a polícia do Rio de Janeiro também continua as investigações pra tentar identificar outras vítimas, inclusive no estado, como ressalta o delegado Adriano França.

Ao todo, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos, envolvendo ainda uma loja de revenda de celulares em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Carros importados também foram apreendidos, além de uma grande quantia de dinheiro em dólar e real. Os presos vão responder pelos crimes de estelionato, receptação qualificada, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.