Projeto Orla Sem Lixo cria solução para lixo flutuante na Baía de Guanabara

A iniciativa busca ainda desenvolver e aplicar medidas para avaliar o volume e massa do lixo flutuante coletado

Vinicius Calixto

Projeto Orla Sem Lixo desenvolve projeto para lixo da Baía de Guanabara
Divulgação/Orla Sem Lixo

O projeto "Orla Rio Sem Lixo" lança uma barreira experimental de coleta de lixo flutuante na Prainha, na Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio. Os primeiros duzentos metros de bloqueio foram instalados. Essa ação é a segunda fase de testes do projeto, que visa encontrar uma alternativa sustentável para a questão do lixo flutuante em áreas costeiras e oceânicas próximas.

Um mutirão de limpeza na área que será monitorada deve ser realizado com a participação de voluntários.

A coordenadora do projeto e professora da Escola Politécnica da UFRJ, Susana Vinzon, espera que o projeto ajude a melhorar as condições da água na região da Ilha do Fundão e afirma que o lixo flutuante é o principal empecilho para o uso do espaço.
 

O "Orla Sem Lixo" propõe o desenvolvimento de uma solução de baixo custo para a intercepção de lixo flutuante na Baía de Guanabara.

A coordenadora Susana Vizon também afirma que o projeto pode ser um modelo de geração de trabalho e renda a longo prazo.

A iniciativa busca ainda desenvolver e aplicar medidas para avaliar o volume e massa do lixo flutuante coletado, assim como os impactos positivos resultantes da remoção dos dejetos, tanto para o meio ambiente, como para a sociedade e a economia.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.