Projeto 'Bienal nas Escolas' leva dois poetas a escolas municipais do Rio

As atividades marcaram a largada para a Bienal do Livro, que começa no dia primeiro de setembro

Por Nicolle Timm

Projeto 'Bienal nas Escolas' leva dois poetas a escolas municipais do Rio
Divulgação

O projeto 'Bienal nas Escolas' levou, neste ano, dois poetas a escolas municipais do Rio de Janeiro. As atividades marcaram a largada para a Bienal do Livro, que começa no dia primeiro de setembro. Nesta quarta-feira (16), o escritor Allan Dias Castro foi o responsável por ministrar uma oficina na Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, em Cordovil, na Zona Norte. Cerca de 60 alunos do nono ano participaram da atividade.

Depois de se apresentar e falar sobre o mundo da poesia, o autor propôs que os alunos se dividissem em grupos para que cada equipe escrevesse uma estrofe. Ao final, eles uniram todas transformando tudo em uma poesia feita em conjunto pela turma. Além disso, também foi realizado um concurso de poesia individual no qual Allan foi o jurado. Essa foi a primeira vez que o escritor participou do projeto. Allan conta que o objetivo é incentivar que os jovens sigam seus sonhos.

O Cauã Souza, de 14 anos, adorou as atividades. Ele já escrevia várias poesias enquanto estava sozinho em casa, mas nunca tinha pensado em tornar esse passatempo em profissão. Agora, Cauã diz que ficou motivado com a oficina.

Essa foi a segunda e última atividade do projeto 'Bienal nas Escolas' neste ano. A outra oficina aconteceu na terça-feira, com a escritora Stephanie Borges em uma escola municipal em Quintino Bocaiúva, também na Zona Norte. O projeto, que surgiu em 2019, tem o objetivo de ultrapassar os pavilhões do RioCentro e levar para as escolas os autores da programação com dinâmicas que incentivem os estudantes à leitura.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.