Profissionais, auxiliares e técnicos de enfermagem do Rio de Janeiro se concentram na Avenida Amaro Cavalcanti, em frente a um hospital privado no Méier, na Zona Norte do Rio. O grupo interdita parcialmente uma das faixas da via na manhã desta segunda-feira (26).
É o terceiro ato organizado pelos profissionais no mês de setembro. A última foi realizada no dia 21 em um outro hospital da rede privada no bairro Maracanã, onde ficou acordado a nova manifestação para esta segunda-feira (26).
O motivo para a realização do ato é a suspensão do piso salarial da categoria pelo Supremo Tribunal Federal. Os enfermeiros também pedem a aprovação das fontes de financiamento exigidas pela Corte para garantir o pagamento do piso.
Na rede pública e unidades da rede privada não representadas pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio apenas 30% dos profissionais estão na escala de trabalho. Em unidades privadas representadas pelo sindicato, 10% devem aderir à paralisação.
O movimento é liderado pelos sindicatos dos Enfermeiros do Rio e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município e conta com apoio de outros sindicatos.