Os profissionais de enfermagem do Rio devem paralisar as atividades a partir da semana que vem, de acordo com o sindicato da categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada durante um protesto nesta quarta-feira (21), no Maracanã, na Zona Norte do Rio.
A manifestação aconteceu contra a suspensão do piso salarial da categoria pelo Supremo Tribunal Federal. Os enfermeiros também pedem a aprovação das fontes de financiamento exigidas pela Corte para garantir o pagamento do piso.
A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Líbia Bellusci, diz que a categoria não vai sair da rua enquanto a decisão do STF não for derrubada.
Ainda segundo o sindicato, duas mil pessoas participaram do ato que começou por volta de três horas da tarde e acabou no início da noite.
Os profissionais se concentraram na Rua São Francisco Xavier, que chegou a ser totalmente interditada. Eles ocuparam também as ruas Santa Luiza e Professor Eurico Rabelo.
O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, Esteban Crescente, relembra que a enfermagem foi uma das categorias que não deixou de trabalhar durante a pandemia de Covid-19 e esteve na linha de frente no combate da doença.
O movimento é liderado pelos sindicatos dos Enfermeiros do Rio e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município e conta com apoio de outros sindicatos.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam o ato.