Profissionais de enfermagem do Rio devem paralisar atividades na próxima semana

A decisão foi tomada em assembleia da categoria, realizada durante protesto nesta quarta-feira (21)

Por Amanda Oliveira

Profissionais se reuniram em manifestação no Maracanã, Zona Norte, nesta quarta (21) Reprodução
Profissionais se reuniram em manifestação no Maracanã, Zona Norte, nesta quarta (21)
Reprodução

Os profissionais de enfermagem do Rio devem paralisar as atividades a partir da semana que vem, de acordo com o sindicato da categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada durante um protesto nesta quarta-feira (21), no Maracanã, na Zona Norte do Rio.

A manifestação aconteceu contra a suspensão do piso salarial da categoria pelo Supremo Tribunal Federal. Os enfermeiros também pedem a aprovação das fontes de financiamento exigidas pela Corte para garantir o pagamento do piso.

A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Líbia Bellusci, diz que a categoria não vai sair da rua enquanto a decisão do STF não for derrubada.

Ainda segundo o sindicato, duas mil pessoas participaram do ato que começou por volta de três horas da tarde e acabou no início da noite.

Os profissionais se concentraram na Rua São Francisco Xavier, que chegou a ser totalmente interditada. Eles ocuparam também as ruas Santa Luiza e Professor Eurico Rabelo.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, Esteban Crescente, relembra que a enfermagem foi uma das categorias que não deixou de trabalhar durante a pandemia de Covid-19 e esteve na linha de frente no combate da doença.

O movimento é liderado pelos sindicatos dos Enfermeiros do Rio e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município e conta com apoio de outros sindicatos.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam o ato.

Mais notícias

Carregar mais