O salário dos vereadores da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é reajustado para R$18.125,00. O reajuste de 19% foi aprovado pelos próprios parlamentares e sancionado pela Prefeitura no fim do ano passado. Antes da mudança, os vereadores recebiam pouco mais de R$15.200,00.
O novo subsídio foi publicado no Diário Oficial da cidade no dia 30 de dezembro de 2024 e passou a valer no dia 1º de janeiro deste ano.
Segundo a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, o último reajuste nos subsídios havia ocorrido em 2016 e a atualização aprovada pelos parlamentares é necessária para adequar os valores à realidade econômica atual.
Ainda de acordo com a Casa Legislativa, o reajuste não compromete o equilíbrio orçamentário do município.
Em meio ao aumento dos subsídios dos vereadores, ouvintes da BandNews FM que trabalham na rede municipal de educação de Duque de Caxias questionam a falta de reajuste nos salários dos servidores públicos da cidade.
Segundo eles, os vencimentos dos funcionários da educação não sofrem alteração há quase dez anos.
Nós, funcionários da rede municipal de Duque de Caxias, estamos há quase 10 anos sem nenhum reajuste do salário, nem aquele reajuste da inflação. Estamos há 10 anos praticamente com os nossos salários congelados.
Nós estamos há 9 anos sem calendário de pagamento e sem reajuste salarial. E hoje nós vimos que os vereadores tiveram aumento.
Procurada para comentar sobre a falta de reajustes nos salários dos servidores, a Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que existem estudos orçamentários em curso para avaliar as possibilidades de recomposição salarial e propor um aumento viável para os servidores da rede municipal de ensino.