Profissionais da Enfermagem protestam por garantia do piso salarial

Paralisação de 24 horas foi determinada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e começou às 7 horas desta quarta-feira (14)

Por João Boueri

Enfermeiros pedem a revogação de liminar concedida pelo STF Ouvinte BandNews FM
Enfermeiros pedem a revogação de liminar concedida pelo STF
Ouvinte BandNews FM

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um protesto em frente a um hospital da rede particular em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. A paralisação de 24 horas foi determinada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e começou às 7 horas desta quarta-feira (14). Não há indicativo de manutenção da greve para esta quinta-feira (15). Uma nova assembleia deve ser marcada para definir os próximos passos da mobilização.  

A estimativa do sindicato era de que 70% dos profissionais aderissem ao movimento. Funcionários de hospitais e unidades de saúde municipais, estaduais e federais compareceram ao protesto.  

Os enfermeiros pedem a revogação da liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que pediu estudos dos impactos do piso salarial nacional de R$ 4.750,00 aos orçamentos dos poderes executivos.  

Durante a manifestação, os profissionais afirmaram que o piso salarial é um direito e um merecimento histórico.

O valor salarial mínimo está suspenso desde o dia 4 de setembro. Até novembro, uma nova decisão deve ser tomada pelo STF. Esse foi o prazo estipulado para a análise dos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em julho e sancionado em agosto pelo Presidente da República. 

Mais notícias

Carregar mais