Profissionais da educação criticam falta de infraestrutura e pagamentos em Duque de Caxias

Segundo os relatos, várias escolas têm cadeira quebradas, mesas depredadas e paredes que precisam de reparos

Por Roberta Camargo

Profissionais da educação criticam falta de infraestrutura e pagamentos em Duque de Caxias
Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, o pagamento de outubro foi antecipado e o 13º já foi depositado
Prefeitura de Duque de Caxias

Profissionais da rede pública de ensino de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, denunciam problemas na infraestrutura das unidades escolares e a falta de regularidade no pagamento dos salários. 
 
Segundo os relatos, várias escolas têm cadeira quebradas, mesas depredadas e paredes que precisam de reparos. Os professores afirmam que materiais básicos para as aulas, como folhas ofício, precisam ser comprados pelos próprios educadores porque não estão disponíveis nas unidades para serem utilizados em sala. 

Renata Rosio é membro do Sindicato dos Profissionais de Educação do Município, e ressalta que os problemas se acumulam. A reportagem da BandNews recebeu denúncias de falta de ar climatização, salas lotadas, alunos sem mediador e alagamentos. 

Outra reclamação envolve a falta de regularidade no pagamento dos salários, assim como a necessidade de um concurso, que há nove anos não ocorre em Duque de Caxias. Viviane Lau é professora da rede pública há duas décadas e diz que, ultimamente, os problemas se agravaram. 

Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, o pagamento de outubro foi antecipado e o 13º já foi depositado. Eles também alegam que não há problemas na infraestrutura ou condições básicas de trabalho. 
 
Por outro lado, há denúncias de atraso de dois meses no pagamento dos terceirizados da saúde. Em nota, a secretaria municipal afirmou que aguarda o repasse de novos recursos para regularizar a situação. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais