Para que possam trabalhar e voltar para casa com segurança, profissionais da educação do município do Rio adesivam os próprios veículos em áreas conflagradas pelo crime. Segundo relatos, a prática acontece em diferentes bairros do Rio. Um profissional da educação do Estado do Rio que preferiu não se identificar conta que observou três carros com adesivos semelhantes ao longo da última semana em escolas do bairro de Anchieta, na Zona Norte do Rio.
Está todo mundo colocando adesivos. O medo de ter um fuzil apontado é grande. Está todo mundo com medo. Enquanto o Governo e as forças policiais não fazem nada, o jeito é a população tentar se proteger da forma que achar melhor, disse o profissional da educação.
Segundo estudo do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes, três em cada quatro escolas do município do Rio de Janeiro vivenciaram tiroteios em 2019. A pesquisa aponta ainda que as unidades próximas às áreas de risco registraram, em média, dez operações das forças policiais no entorno da comunidade escolar.
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação ainda não retornou.
*Estagiário sob supervisão de Agatha Meirelles