Produtores artesanais buscam alternativas para lucrar na Páscoa

Produtores ouvidos pela reportagem da BandNews FM tiveram que reinventar linhas e até mesmo serviços por conta da alta registrada dos materiais usados na confecção dos doces

Amanda Oliveira

Em relação aos ovos de Páscoa, a pesquisa mostrou que a taxa chegou a 40% Arquivo Pessoal
Em relação aos ovos de Páscoa, a pesquisa mostrou que a taxa chegou a 40%
Arquivo Pessoal

Vistos como alternativa para fugir dos altos preços observados nos produtos industrializados vendidos em lojas e supermercados, os artigos artesanais relacionados a Páscoa também passaram por reajuste nos valores em 2022.

Produtores ouvidos pela reportagem da BandNews FM tiveram que reinventar linhas e até mesmo serviços por conta da alta registrada dos materiais usados na confecção dos doces.

De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, os chocolates em barra e bombons tiveram um aumento de 10,74%. Em relação aos ovos de Páscoa, a pesquisa mostrou que a taxa chegou a 40%.

Para evitar repassar os valores ao cliente, a confeiteira Martha Capela, da Sublime Art, teve que abaixar o próprio lucro. Segundo ela, até mesmo os preços das embalagens sofreram alta. A empreendedora encontrou nos produtos menores e mais baratos uma saída para ganhar dinheiro no feriado.

Os produtos veganos que completam uma das linhas, da Tutta Confeitaria, da Mayra Rodrigues tiveram um aumento de 50%. Os demais chegam até em 80% no valor em comparação ao ano passado. A confeiteira diz que não foi fácil conseguir colocar um preço atrativo para os clientes e, ao mesmo tempo, ter lucro na hora de precificar os produtos.  

De acordo com o IBGE, além dos doces, como chocolate, até mesmo o tradicional almoço de Páscoa não ficou de fora dos aumentos. O bacalhau, por exemplo, teve uma alta de 6,26%. 

Mais notícias

Carregar mais