A produção industrial nacional se manteve estável na passagem de novembro para a dezembro de 2022. Com o resultado, o setor encerrou o último ano com uma queda de 0,7%, após ter acumulado alta de 3,9% em 2021. As informações fazem parte da última Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo IBGE.
Na variação nula, três das quatro grandes categorias econômicas e 11 dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção.
Segundo o estudo, as contribuições positivas vieram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, além de produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Por outro lado, entre as 15 atividades que apontaram redução na produção, produtos alimentícios e metalurgia apresentaram os principais impactos no período.
O levantamento apontou ainda que frente a dezembro do ano retrasado, a indústria recuou 1,3% após quatro meses de crescimento nesta comparação, como destacou o gerente da pesquisa, André Macedo.
Já em relação ao quarto trimestre de 2022, a pesquisa indicou que o setor industrial permaneceu com um comportamento considerado positivo ao avançar 0,5%. O dado leva em consideração o que foi observado no terceiro trimestre do ano, quando foi interrompida uma sequência de quatro trimestres consecutivos de taxas negativas.