Produção industrial nacional cai 0,6% de outubro para novembro, aponta IBGE

Foi o segundo mês consecutivo de queda, segundo a Pesquisa Industrial Mensal

Por Maria Eduarda Vieira

Produção industrial nacional cai 0,6% de outubro para novembro
Reuters/Jorge Adorno

A produção industrial nacional cai 0,6% de outubro para novembro. Foi o segundo mês consecutivo de queda, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (8).

Ainda de acordo com o levantamento, na comparação com novembro de 2023, a indústria cresceu 1,7% em sua produção, somando assim o sexto mês seguido de expansão nesse recorte.

No indicador acumulado do ano, a produção industrial avançou 3,2%, mantendo o movimento de expansão da produção e com predomínio de taxas positivas. Dentro de 12 meses, o avanço foi de 3%. Com esses resultados, o índice encontra-se 1,8% acima do patamar pré-pandemia.

A pesquisa revelou que o índice de novembro mostra predomínio de taxas negativas, alcançando as quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 25 ramos industriais analisados. As atividades de maior influência negativa foram veículos automotores, reboques e carrocerias, tendo queda de 11,5%.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, o recuo na fabricação dos derivados do petróleo e do álcool etílico impactou a redução de algumas atividades.
 

Nesse mês a indústria automobilística foi pressionada pela menor produção de automóveis, caminhões e auto peças e interrompeu dois meses consecutivos de crescimento na produção, enquanto a atividade de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis acumula uma redução de 6,9% em dois meses seguidos de queda na produção e foi influenciada pelo recuo na fabricação dos derivados do petróleo e do álcool etílico.

 

A Pesquisa Industrial Mensal do Brasil produz indicadores de curto prazo desde a década de 1970, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.