Nove estabelecimentos e um estacionamento foram autuados em shoppings na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, as vésperas da Black Friday. A fiscalização foi realizada na segunda-feira (25) pelo Procon.
No BarraShopping, as lojas violaram o previsto no Código de Defesa do Consumidor com peças de roupas, calçados e perfumes sem preços. Além disso, a ausência de cartazes com o telefone do Procon, livro de reclamações sem autenticação, e expositor indicando promoções inexistentes foram identificados pelos agentes.
Em uma clínica de estética, no mesmo shopping, irregularidades que podem pôr em risco a saúde dos consumidores foram encontradas. O estacionamento do shopping também foi autuado por avisos confusos sobre acesso e formas de pagamento, além da falta de placa informativa.
No CasaShopping, as infrações dos estabelecimentos são semelhantes. Três lojas de colchões não possuiam preços em produtos expostos, além da ausência do livro de reclamações do Provon. Por fim, uma loja de revestimentos repetiu as mesmas infrações.
As fiscalizações irão continuar ao longo de toda a semana para garantir que Direitos do Consumidor sejam respeitados durante a Black Friday.
Procurados, os estabelecimentos ainda não se posicionaram.