UOL - O melhor conteúdo

Procon Carioca suspende operações da Hurb em todo o Brasil

O órgão municipal tem competência para suspender as atividades nacionalmente, já que a sede empresa fica no Rio de Janeiro

Por Fernanda Caldas

Procon Carioca suspende operações da Hurb em todo o Brasil
Sede da Hurb no Rio de Janeiro
Divulgação

O Procon Carioca suspende a operação da Hurb no Brasil após a empresa não cumprir com as melhorias solicitadas pelo órgão. A decisão desta terça-feira (7), prevê que a empresa interrompa as atividades em 24 horas sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O órgão municipal do Rio tem competência para suspender as atividades nacionalmente, já que a sede da Hurb fica no Rio de Janeiro. 

Segundo o Procon e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, desde 2022, o serviço apresentou piora mesmo depois da empresa ter sido notificada. Entre as principais queixas dos consumidores estão: oferta não cumprida, serviço não fornecido e publicidade enganosa. 

Em 2024, o órgão fez uma consulta às plataformas digitais sobre o serviço apresentado pela antiga Hotel Urbano e contabilizou 1.971 reclamações. Em 2023, o Procon já havia registrado um aumento de mais de 2.000% nas reclamações em relação ao ano anterior. 

Segundo o secretário especial de proteção e defesa do consumidor, João Pires, a medida foi necessária para que a empresa não prejudicasse novos clientes.

A decisão desta terça-feira (8), também determina que a empresa atenda e regularize pelo menos 90% das reclamações realizadas nos sistemas do estado em 30 dias. Além disso, a Hurb terá que apresentar um plano de contingência que comprove garantias financeiras para que sejam cumpridas as obrigações com os consumidores. A suspensão das atividades deve ser comunicada nos canais oficiais da empresa. 

Em 2023, milhares de clientes perderam as viagens marcadas após diversos estabelecimentos cancelarem diária da plataforma alegando falta de pagamento.

A pesquisadora Luiza Cardoso conta que tinha comprado um pacote de viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, e até hoje não recebeu o reembolso. 

Agora, a Hurb tem um prazo de 10 dias para apresentar uma defesa junto ao Procon Carioca. Se isso não acontecer, a empresa ainda poderá sofrer outras medidas administrativas. 

A reportagem aguarda um posicionamento da empresa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais
Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar