Notícias

Problema de energia no Galeão faz passageiros chegarem atrasados no destino

A situação aconteceu após um problema no sistema de geradores. A maior parte da operação é mantida por esses equipamentos desde 18 de julho, quando a Light interrompeu parcialmente o fornecimento de energia para o aeroporto

Por José Paulo SobralGiovanna Faria

Problema de energia no Galeão faz passageiros chegarem atrasados no destino
Ouvinte BandNews FM

O problema nos geradores do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, fez com que passageiros que iriam para Portugal tivessem que pegar um ônibus entre aeroportos e chegassem cerca de nove horas depois do previsto no destino.  

Os viajantes sairiam do Galeão às 15h de sábado (3), fariam conexão no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, e, depois, iriam para Lisboa. O trajeto seria feito pela companhia aérea Azul. No entanto, o voo do Rio de Janeiro atrasou uma hora.

Assim, ao chegarem no Aeroporto de Viracopos, os passageiros foram surpreendidos ao saber que o avião da Azul para Lisboa já tinha partido e que eles deveriam pegar um ônibus para o Aeroporto de Garulhos. Lá, eles foram realocados em um voo da empresa TAP, que também atrasou e só decolou às duas horas da manhã deste domingo (4).

A situação aconteceu após um problema no sistema de geradores do Galeão, que causou o atraso de 17 voos no sábado. A maior parte da operação é mantida por esses equipamentos desde o dia 18 de julho, quando a concessionária Light interrompeu parcialmente o fornecimento de energia para o aeroporto. A empresa faz obras de revitalização na rede elétrica do bairro.

Por causa do atraso no voo para Lisboa, passageiros perderam compromissos. Jacqueline Damasceno conta que ia a um batizado, mas não chegou a tempo.

Muita gente passando mal, inclusive, porque tinha compromisso, tinha horário. Tinha gente que ia para médicos, teve uma senhora que passou muito mal dentro do avião e teve que ser retirada. Ela tinha um compromisso de saúde em Lisboa. Enfim, eu perdi um compromisso, eu tinha um batizado domingo de manhã, eu perdi o compromisso.

Jacqueline relata ainda que a companhia aérea Azul não deu apoio durante o trajeto.

Nos mandaram para Guarulhos, duas horas de viagem de trajeto de ônibus. Não nos deram suporte, nem acomodação, nem lanche, nem nada. Nós ficamos de nove e meia até meia noite e quarenta aguardando o voo da TAP, a companhia pela qual eles nos enviaram.

Procurada pela reportagem, A Azul informou que uma queda de energia no Aeroporto Antônio Carlos Jobim / Galeão, neste sábado (03), provocou atraso na decolagem do voo AD4087 (Galeão-Viracopos). Com isso, alguns Clientes que fariam conexão imediata em Campinas com o voo AD8750, com destino a Lisboa, precisaram ser reacomodados em outros voos da própria Azul ou de congêneres.

A Companhia lamentou os transtornos causados aos Clientes afetados e esclarece que todos receberam assistência necessária das equipes dos aeroportos, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Light disse que disponibilizou todo o suporte e auxílio para a normalização no fornecimento de energia no sábado (3) e que a primeira etapa do cronograma de obras será entregue em 15 de agosto.

Procurada, a RIOgaleão disse que o funcionamento dos geradores já foi normalizado.

Mais notícias

Carregar mais