Principal campus da UFRJ, Fundão, ganhará novo sistema de iluminação pública

A ação foi anunciada pela universidade depois de diversas reclamações de alunos e servidores sobre a sensação de falta de segurança no local

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Fundão recebe novo sistema de iluminação
Divulgação/UFRJ

O campus do Fundão, o principal da UFRJ, vai ganhar um novo sistema de iluminação pública. A ação foi anunciada pela universidade nesta segunda (17), depois de diversas reclamações de alunos e servidores sobre a sensação de falta de segurança no local. A estimativa é que até o fim deste ano, toda a Cidade Universitária receba a nova iluminação.

Segundo a Prefeitura do campus, as antigas luminárias a vapor de sódio vão ser substituídas por novas de LED. Com isso, a iluminação será mais uniforme, evitando sombras acentuadas.

Ainda de acordo com a administração, o objetivo é aumentar a segurança de pedestres e veículos no campus.

A estudante de Terapia Ocupacional, Fernanda Sousa, reclama do abandono do local.

Segundo um comunicado da UFRJ, a tecnologia utilizada nas novas luminárias têm alto nível do Índice de Reprodução de Cor (IRC). Isso significa que elas fornecem uma melhor percepção em relação às cores reais dos objetos, garantindo maior qualidade nas imagens registradas por câmeras de segurança.

O prefeito universitário, Marcos Maldonado, destaca que, além de aumentar a segurança da comunidade acadêmica, o uso da tecnologia de LED também é sustentável.

Além da tecnologia LED, o novo projeto prevê a instalação de um sistema de telegerenciamento para controlar e monitorar redes da iluminação pública. O sistema permite administrar as luminárias de forma individual ou em grupo remotamente. Assim, será possível ter acesso à condição de cada ponto de iluminação, com informações de consumo, tempo de uso, defeitos, dentre outros parâmetros.

O projeto, que começou a ser criado em 2022, é uma colaboração entre a Prefeitura Universitária e o Fundo Verde, iniciativa para a melhoria da mobilidade e uso de energia na UFRJ.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.