Princesa Astrid, da Bélgica, encerra agenda com visitas à fábrica da GSK e ao Palácio da Cidade

A princesa também participou da inauguração de uma escultura dedicada aos cientistas

Por Guilherme Faria

A GSK é a responsável por sete de cada dez doses de vacinas aplicadas no Brasil
Divulgação

No segundo dia de agenda no Rio de Janeiro, a princesa Astrid da Bélgica visita as instalações da GSK Brasil, na Zona Oeste da cidade, para comemorar os 40 anos de parceria entre a empresa e o governo brasileiro na produção de vacinas. 
 
Os projetos de transferência de tecnologia já disponibilizaram mais de dez vacinas desenvolvidas na Bélgica para a população brasileira, através do Programa Nacional de Imunizações. Entre elas, a vacina da gotinha, contra a poliomielite, em 1985. 
 
Por ano, mais de cinquenta milhões de doses de imunizantes são produzidas no Brasil, com transferência de tecnologia da GSK, como destaca o presidente da companhia no Brasil, Patrick Eckert.
 

São 40 anos desde que a gente assinou e trouxe a primeira transferência de tecnologia da famosa vacina da gotinha, em 1985. A gente trouxe essa primeira parceria e depois disso foram mais dez parcerias de transferência de tecnologia que trazem imunizantes aqui para o Brasil.

A GSK é, também, a responsável por sete de cada dez doses de vacinas aplicadas no Brasil e movimenta, por ano, cerca de R$ 1 bilhão no mercado do Rio de Janeiro. 
 
Na cerimônia, a princesa também participou da inauguração de uma escultura dedicada aos cientistas que contribuem para a promoção da saúde e para o avanço da imunização no Brasil. A obra foi criada pelo artista plástico Sandro Barçal. 
 
Em seguida, a princesa Astrid visitou o Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio, onde foram apresentados cinco jogos belgas e cinco jogos brasileiros em videogames. Na Bélgica, os games são tratados como uma forma de inclusão social dos jovens. 
 
A delegação belga, que conta também com empresários e representantes de universidades estrangeiras, desembarcou em São Paulo no último final de semana. Segundo o embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, foram assinados mais de quarenta acordos durante a missão econômica no país. 

Os nossos laços são muito profundos. O foco principal é esse: a continuação da parceria entre o Brasil e a Bélgica, que se passa sobretudo através das empresas. Estamos muito satisfeitos, foram assinados mais de 40 acordos, principalmente comerciais, mas também na área acadêmica.

Em novembro, o Rio de Janeiro também recebeu encontros do G20 e do U20, com chefes de estado e prefeitos de várias partes do mundo. O Secretário Municipal da Casa Civil do Rio, Eduardo Cavaliere, destacou a realização de eventos de caráter internacional na cidade.
 

Acho que são oportunidades para a cidade e para o Brasil e a gente, mais uma vez, ao longo dessa gestão do prefeito Eduardo Paes, consolidou o protagonismo da cidade no cenário internacional. O prefeito, além de receber o G20 com o presidente Lula, recebeu o U20 e vários prefeitos do mundo inteiro.

Os compromissos da princesa Astrid da Bélgica fizeram parte da Missão Econômica do país europeu no Rio de Janeiro, com o objetivo de estreitar os laços econômicos, além de estabelecer parcerias no comércio e no desenvolvimento de pesquisas. A Bélgica é o sexto maior investidor estrangeiro no Brasil. 
 
As autoridades chegaram à capital fluminense na quarta-feira (27) e deixam o país neste sábado (30). 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.