Apartamentos construídos em condomínios na região do Porto Maravilha, no bairro Santo Cristo, começam a ser ocupados. A expectativa é a de que a população do bairro chegue a 100 mil habitantes nos próximos anos. As chaves do primeiro novo edifício residencial a ficar pronto começaram a ser entregues aos proprietários nesta terça-feira (27). Segundo o Censo de 2010, há 14 anos, cerca de 12 mil pessoas moravam no bairro.
Os imóveis fazem parte do bloco Praia Formosa, do condomínio Rio Wonder. Todas as 470 unidades do prédio, que variam entre 31 e 51 metros quadrados, foram vendidas em menos de um mês. O condomínio ainda oferece diversas áreas de lazer, como quadras, brinquedoteca, playground, espaço gourmet, salão de festas e academia.
O casal Natasha Tavares e Marcelo de Melo pegaram as chaves nesta quarta-feira (28). Eles não veem a hora de se mudar e já começar uma vida nova.
O mais rápido possível, a gente já tá vindo com o pedreiro hoje, com o dinheiro pra fazer orçamentos, começando a comprar as coisas, o mais breve possível. A gente tá muito ansioso. Meu sogro está vindo aqui em novembro. Se ele chegar aqui e ver que a casa não está pronta, ver que a filha não está morando bem, eu to lascado, afirmou.
O Rio Wonder ainda tem outros dois blocos, o Mauá e o Cais do Valongo, com todos os apartamentos também já vendidos, mas que ainda não estão prontos.
A aposentada Marilene Pontes mora na região do Santo Cristo há cerca de dez anos. Ela diz que os novos empreendimentos vão trazer uma nova cara para o bairro, mas cobra a chegada de serviços ao bairro.
Aqui era muito abandonado, aqui não tinha nada. Aqui tinha nada, nada, nada, nada. Aqui era um lugar esquisito. Aí, agora, vão valorizar muito esse bairro. E vai ter que botar muita coisa aqui. Vai ter que botar uma padaria, uma farmácia, porque vai vir muita gente de fora comprar esses apartamentos aqui. E vai ser assim, bacana, muito legal. O pessoal vai dar muito valor ao Santo Cristo. Antigamente, o pessoal não dava valor ao Santo Cristo. O transporte aqui está bom, porque aqui tem o BRT, tem gentileza. Tem aqui rodoviária, disse Marilene.
O aposentado Luiz Francisco Neto, que vive há mais de setenta anos no Santo Cristo, também pede para que o comércio invista na região.
Comércio ainda não melhorou nada. Até o que tinha aí andou fechando. Mas pode ser que no futuro, se vier um outro supermercado, mais bares e restaurantes, vai melhorar, relatou Luiz Francisco.
Na revitalização do Porto Maravilha, outros 11 empreendimentos residenciais estão em construção, totalizando mais de 9.000 apartamentos. A previsão é a de que eles fiquem prontos, pelo menos, em até três anos.