No primeiro dia do verão, a cidade do Rio registra quase 50ºC de sensação térmica. Segundo o sistema Alerta Rio, foram registrados 48,5°C às 8h20 da manhã desta sexta-feira (22), em Guaratiba, na Zona Oeste. A temperatura foi de mais de 30°C.
De acordo com especialistas ouvidos pela BandNews FM, as ondas de calor vão continuar atingindo todo o continente sul-americano pelo menos até janeiro. Isso acontece, porque o planeta está sob efeito do El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O fenômeno natural deixa as temperaturas mais elevadas e os eventos climáticos mais intensos.
Quem mais aproveita essa época são os trabalhadores que atuam nas praias, que já se preparam para a chegada das festas de fim de ano repondo os estoques.
Nas vésperas das festas de fim de ano, a cidade do Rio já tem 76% dos hotéis ocupados. Em Copacabana e nos bairros de Ipanema e Leblon, também na Zona Sul, a taxa chega a 86%. Segundo a Hotéis Rio, a expectativa para as próximas semanas é de 94% de ocupação hoteleira, próximo a do ano passado.