Primeira-Dama Janja destaca inclusão inédita de sociedade civil no G20

Janja participou da abertura da Cúpula do G20 Social ao lado de ministros do governo Lula

Por Guilherme Faria

Janja participou da abertura da Cúpula do G20 Social ao lado de ministros do governo Lula
Tania Rego/Agência Brasil

A Primeira-Dama Janja da Silva afirma que o G20 deste ano será diferente de outras edições, destacando que, pela primeira vez, a sociedade civil ganha espaço nas discussões.

Janja participou da abertura da Cúpula do G20 Social ao lado de ministros do governo Lula, representantes da sociedade civil brasileira e internacional e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, nesta quinta-feira (14).

Em seu discurso, a Primeira-Dama ressaltou a importância da participação popular nesta edição do G20. Até o próximo sábado (16), serão debatidos temas considerados centrais para a sociedade, como o combate à fome e às desigualdades, as mudanças climáticas e a reforma da governança global.

Para o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, os temas não seriam debatidos da mesma forma sem a participação dos cidadãos. Três plenárias estão previstas para esta sexta-feira (15) e devem abordar as demandas principais do encontro. Há, também, atividades autogestionadas sendo realizadas nos espaços do chamado território do G20 Social.

O evento será encerrado no sábado (16), com a entrega de um documento com as propostas construídas nos debates para o presidente Lula.

Além das palestras e reuniões, um palco foi montado para a realização do Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza. O espaço vai contar com apresentações musicais ao longo dos três dias de evento.

Esta é a primeira Cúpula do G20 Social da história. Entre os objetivos do evento, está a ampliação da participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processo

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.