Prévia da inflação apresenta queda de 0,73% em agosto

Essa é a menor taxa da série histórica, iniciada em novembro de 1991

Amanda Oliveira

Resultado foi influenciado por queda no preço dos combustíveis Marcelo Camargo/Agência Brasil
Resultado foi influenciado por queda no preço dos combustíveis
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 apresenta deflação de 0,73% em agosto. O IPCA 15 é considerado a prévia da inflação oficial do país.

O indicador foi divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (24). Essa é a menor taxa da série histórica, iniciada em novembro de 1991.

O resultado de agosto foi influenciado principalmente pela queda no grupo dos Transportes, principalmente pela diminuição no preço dos combustíveis. A gasolina liderou a queda, seguida por etanol, gás veicular e óleo diesel.

Além disso, o grupo de Habitação também registrou queda com a redução da alíquota de ICMS que ajudou no recuo das contas de energia elétrica em alguns estados.

Já o setor de alimentação e bebidas segue em alta. A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, ressalta que apesar da deflação, os preços encontrados nos mercados de todo o país não tiveram redução.

O setor de Comunicação também caiu e o destaque ficou com os planos de telefonia fixa e de telefonia móvel. Já o grupo de Saúde e cuidados pessoais registrou mais uma alta.

O coordenador do curso de economia da PUC Rio Grande do Sul, Jackson Bittencourt, fala sobre o panorama para os próximos meses.

O levantamento registrou variações positivas em seis dos nove grupos pesquisados pelo instituto.

Mais notícias

Carregar mais