Autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros foram homenageados na manhã desta sexta-feira (13) na cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024. O evento foi realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio.
A iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, é concedida anualmente para reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil.
Os critérios utilizados para determinar os vencedores são qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso de recursos gráficos e excelência da tradução.
Atualmente, o prêmio é dividido em doze categorias: poesia, romance, conto, tradução, ensaio social, ensaio literário, projeto gráfico, literatura infantil, literatura juvenil, histórias de tradição oral, histórias em quadrinhos e ilustração. Os nomes dos prêmios importantes personalidades da literatura brasileira, como Machado de Assis e Clarisse Lispector.
Durante a cerimônia, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, exaltou o poder da literatura e afirmou que a intenção era conseguir premiar todos os gêneros.
Biblioteca Nacional, no Centro do Rio
Divulgação/MinC.