A evolução de uma cidade impacta diretamente na qualidade de vida da população. Para incentivar essa melhoria, o Prêmio Band Cidades Excelentes - Edição Especial Evolução homenageia os municípios que mais se destacaram nos últimos quatro anos.
A premiação aconteceu, nesta terça-feira (18), na sede da Fecomércio, no Flamengo, Zona Sul da capital. O evento é realizado anualmente, mas, dessa vez, trouxe o diferencial da evolução ao longo dos últimos quatro anos.
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio foi o destaque. O vice-prefeito, Paulo Bagueira, ressalta que a premiação pode incentivar outras cidades a realizarem melhorias para a população.
72 índices dos municípios são avaliados pelo Grupo Bandeirantes e pelo Instituto Aquila com base em um indicador elaborado pela entidade: o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O objetivo do IGMA é melhorar a métrica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades e estimular os governos municipais a implementarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os índices são referente às seis categorias finais, como Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O sócio do Instituto Aquila Thiago Brandão destaca a importância de parabenizar as ações positivas.
Areal, na Região Serrana do Rio, e Vassouras, no Sul Fluminense, foram os vencedores das categorias de até 30 mil habitantes e até 100 mil habitantes, respectivamente.
Agora, os vencedores estaduais, dos seis pilares e do IGMA, vão concorrer na Etapa Nacional, que avalia os 5.750 municípios do Brasil.