Prêmio Band Cidades Excelentes incentiva melhora nos municípios brasileiros

Edição Especial Evolução homenageia os municípios que mais se destacaram nos últimos quatro anos

Por Giovanna Faria

Prêmio Band Cidades Excelentes incentiva melhora nos municípios brasileiros
A premiação aconteceu, nesta terça-feira, na sede da Fecomércio, no Flamengo
Eduardo Uzal/Band Rio

A evolução de uma cidade impacta diretamente na qualidade de vida da população. Para incentivar essa melhoria, o Prêmio Band Cidades Excelentes - Edição Especial Evolução homenageia os municípios que mais se destacaram nos últimos quatro anos.  

A premiação aconteceu, nesta terça-feira (18), na sede da Fecomércio, no Flamengo, Zona Sul da capital. O evento é realizado anualmente, mas, dessa vez, trouxe o diferencial da evolução ao longo dos últimos quatro anos.

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio foi o destaque. O vice-prefeito, Paulo Bagueira, ressalta que a premiação pode incentivar outras cidades a realizarem melhorias para a população.  

72 índices dos municípios são avaliados pelo Grupo Bandeirantes e pelo Instituto Aquila com base em um indicador elaborado pela entidade: o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O objetivo do IGMA é melhorar a métrica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades e estimular os governos municipais a implementarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Os índices são referente às seis categorias finais, como Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O sócio do Instituto Aquila Thiago Brandão destaca a importância de parabenizar as ações positivas.

Areal, na Região Serrana do Rio, e Vassouras, no Sul Fluminense, foram os vencedores das categorias de até 30 mil habitantes e até 100 mil habitantes, respectivamente.  

Agora, os vencedores estaduais, dos seis pilares e do IGMA, vão concorrer na Etapa Nacional, que avalia os 5.750 municípios do Brasil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais