Prefeitura sanciona lei que autoriza a criação do novo autódromo do Rio

O texto estabelece que o local de construção seja um trecho situado próximo à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, em Guaratiba

Maria Eduarda Vieira

Prefeitura sanciona lei que autoriza a criação do novo autódromo do Rio
Novo autódromo será construído em Guaratiba, na Zona Oeste
Divulgação

Após 12 anos, o Rio de Janeiro vai ganhar um novo autódromo. A lei que aprova a construção do espaço, na Zona Oeste, foi sancionada pelo Prefeito do Rio Eduardo Paes nesta quinta-feira (18).

O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores do Rio em junho. A proposta recebeu 35 votos favoráveis, cinco abstenções e um voto contra.

O texto estabelece que o local de construção seja um trecho situado próximo à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, em Guaratiba. A proposta recebeu 64 emendas.

De acordo com a proposta, o autódromo deve ocupar apenas 2% da área. Os 98% restantes vão ser um parque ambiental. Isso porque a lei prevê um plano de recuperação ambiental do espaço com replantio de espécies. Além disso, devem ser instalados sistemas de economia de energia e reúso de água.

O consultor ambiental, Luiz Renato Vergara, afirma que o projeto está inovando no quesito sustentável, o que é um fator positivo.

Outro impacto positivo da construção do autódromo é o econômico. Segundo estudo da Federação Internacional do Automobilismo, o setor movimenta mais de 1 trilhão de reais no mundo todo por ano.

A expectativa é que a cidade seja palco de diferentes categorias da competição.

O especialista em finanças e investimentos, Hulisses Dias, destaca que o novo espaço pode movimentar outros setores, aquecendo a economia carioca.

Uma das emendas da proposta afirma que o potencial construtivo do autódromo não utilizado vai ser transferido para outras regiões da cidade, custeando o projeto.

A construção do espaço determina ainda intervenções na região, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais