Prefeitura prevê aumento de casos de Covid com chegada do inverno

De acordo com o secretário municipal de saúde do Rio, Rodrigo Prado, mais de 80% dos hospitalizados estão com algum atraso no esquema vacinal

Andrezza Buzzani

Prefeitura prevê aumento de casos de Covid com chegada do inverno HCPA/Agência Brasil
Prefeitura prevê aumento de casos de Covid com chegada do inverno
HCPA/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio espera um aumento de casos de Covid-19 com a chegada do inverno. Na manhã desta terça-feira, 149  pacientes estavam internados com Covid-19 na rede pública de Saúde do Rio. De acordo com o secretário municipal de saúde do Rio, Rodrigo Prado, mais de 80% dos hospitalizados estão com algum atraso no esquema vacinal.  

Para garantir a imunidade por mais tempo, o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de novas doses de reforço para pessoas que receberam a vacina da Janssen como esquema primário contra a Covid-19. .

De acordo com a nova recomendação, que já está valendo na cidade do Rio, pessoas com 18 a 39 anos que tomaram a dose única da Janssen na primeira vacinação, deverão receber outras duas doses de reforço. Aqueles que tiverem 40 anos ou mais, deverão tomar outras três doses complementares.

Entre a dose inicial da vacina da Janssen e o primeiro reforço, o intervalo é de dois meses. Já o período entre os reforços seguintes deve ser de quarto meses. A imunização pode ser feita com a vacina da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.  

Pessoas com 40 anos ou mais já podem tomar a quarta dose de vacina contra a Covid-19 na cidade do Rio, respeitando o intervalo de quatro meses entre a terceira aplicação. Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais também podem receber a quarta dose no município. Quem foi colocar o calendário vacinal em dia nesta terça, sabe que a única forma de combater a Covid é se vacinando.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, cerca de 700 mil pessoas acima de 40 anos ainda não tomaram a terceira dose.

Mais notícias

Carregar mais