Prefeitura pretende instalar sensores de ar-condicionado em todos os ônibus

A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), durante a apresentação da primeira etapa de instalação dos equipamentos

Por Maria Eduarda Vieira

Uma nova licitação vai ser realizada no dia 27 para a compra de mais sensores
Reprodução

A Prefeitura do Rio pretende instalar sensores de ar-condicionado em todos os ônibus do município até o final do verão de 2025. 
 
A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), durante a apresentação da primeira etapa de instalação dos equipamentos. A agenda foi realizada na sede da Prefeitura, na Cidade Nova, no Centro. 
 
O sensor monitora em tempo real a temperatura interna dos coletivos e enviar os dados para a Secretaria Municipal de Transportes. Atualmente, 64 ônibus já possuem sensores instalados. Até o final deste ano, a previsão é que 150 coletivos tenham os equipamentos de fiscalização. 
 
O objetivo é garantir que as empresas estejam cumprindo as medições indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A empresa que não estiver entregando a medição adequada não recebe subsídios, como explica o prefeito Eduardo Paes.

Assim, a gente consegue com isso fiscalizar, efetivamente, que a gente coloca um sensor dentro dos ônibus, próximo do ar-condicionado, e ali a gente identifica se está sendo entregue aquilo que é o compromisso das empresas e ônibus. A gente consegue acompanhar isso online, individualmente, cada ônibus da cidade. Se a empresa cumprir com a sua obrigação, recebe o subsídio, se não cumprir não recebe o subsídio.

O Subsecretário de Tecnologia em Transportes da Prefeitura, Lauro Cavalcanti, o ideal é que internamente a temperatura seja 8°C a menos em relação externa.

A exigência para dizer que o ambiente é refrigerado é 8 graus a menos da temperatura externa. Então o que a gente está vendo aqui a temperatura máxima no Rio de Janeiro é de 32.4 nesse dia específico e a temperatura aceitável então com 8 graus a menos está 25.2. Isso aqui é uma média da temperatura aceitável. A temperatura medida nos ônibus está em 24.9. Então com isso a gente entende que os ônibus que hoje estão com os sensores instalados estão dentro da margem aceitável da temperatura.

Em dias de temperaturas extremas na cidade, seja abaixo ou acima do normal, a referência dentro dos veículos deve ser de 24°C. 
 
Uma nova licitação vai ser realizada no dia 27 para a compra de mais sensores. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.