BandNews FM Rio de Janeiro

Prefeitura marca para quinta-feira abertura de licitação da Fábrica do Samba

Medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3), mas o resultado ainda pode demorar algumas semanas para ser confirmado.

Por Pedro Dobal

Prefeitura marca para quinta-feira abertura de licitação da Fábrica do Samba
Reprodução

A Prefeitura do Rio marcou para esta quinta-feira (4) a abertura da licitação que vai escolher a empresa responsável pela construção da Fábrica do Samba, espaço que vai receber as escolas de samba da Série Ouro, o antigo grupo de acesso do carnaval carioca.

A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3), mas o resultado ainda pode demorar algumas semanas para ser confirmado.

A nova Cidade do Samba vai ser erguida no terreno da antiga Estação Leopoldina, na Região Central do Rio. O espaço de 125 mil metros quadrados foi cedido pela União ao município.  

As obras estão estimadas em R$ 194,8 milhões e devem durar cerca de um ano e oito meses a partir do início dos trabalhos, o que permitiria a conclusão antes do Carnaval de 2027.

O projeto prevê a construção de apenas 14 barracões, enquanto a Série Ouro atualmente tem 16 escolas. Ainda não foi definido se o número de agremiações vai ser reduzido ou se o espaço deve ser distribuído de outra maneira.  

Para o presidente da União de Maricá, Juliano Oliveira, a mudança vai trazer mais dignidade aos trabalhadores da Série Ouro.

Cada barracão vai ter um pé direito de cerca de 9 metros de altura, um pouco menor que os do grupo especial. Eles devem ser feitos com concreto pré-moldado, para agilizar a construção.  

A expectativa é que o projeto ainda tenha sistema de energia fotovoltaica, com painéis solares alimentando os galpões. O entorno vai ser arborizado e contará com ciclovias. Também vão ser instalados quiosques comerciais na região.

O terreno da antiga Estação Leopoldina também deve receber 700 unidades habitacionais divididas em 35 blocos, um centro de convenções, uma estação do VLT, uma clínica da família, um ginásio educacional tecnológico, ciclovias e quadras esportivas.

Na terça-feira (2), foi realizada a cerimônia de início da reforma da estação e das antigas plataformas de trens, que é a primeira fase dos trabalhos, com expectativa de conclusão em 2026.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais